Páginas

sexta-feira, 27 de maio de 2016

Fiat paralisa produção por suspensão no fornecimento de peças em MG


Keiper/Prevent interrompeu a entrega de componentes à montadora. Três fábricas da Volkswagen também paralisaram produção em SP e no PR.

A produção da fábrica da Fiat em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, está paralisada desde sexta-feira (13) por causa da suspensão de fornecimento de componentes pelas empresas Tower e Mardel, pertencentes ao grupo multinacional Keiper/Prevent.

Segundo a Fiat, as fornecedoras queriam reajustar seus preços. O assunto ainda estava em negociação quando, de acordo com nota divulgada pela montadora, “as empresas interromperam abruptamente o fornecimento de componentes e estruturas metálicas soldadas na última quinta-feira (12)”.

A fábrica em Betim tem 19 mil funcionários e é a maior montadora de veículos do Brasil. Ela produz os modelos Fiat Mobi, Uno, Palio Fire, Palio, Bravo, Punto, Grand Siena, Linea, Siena, Palio Weekend, Strada, Idea, Doblò, Fiorino, Uno Furgão e Doblò Cargo. De acordo com a Fiat, a perda diária em arrecadação para o governo é de R$ 30 milhões.

O advogado da Keiper/Prevent, César Hipólito Pereira, disse que a interrupção do fornecimento dos componentes foi necessária porque há débitos da Fiat em relação a uma remessa de peças e que, logo após ter feito o pedido, anunciou férias coletivas.

A assessoria da Fiat nega a dívida e disse que a última paralisação aconteceu no dia 25 de abril, durando dez dias. De acordo com a montadora, a medida atingiu trabalhadores de três das quatro linhas de produção.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Betim e Região informou que discute uma ação jurídica para defender os interesses dos trabalhadores. "É um absurdo duas empresas multinacionais brigarem e os operários servirem de escudo. Há uma preocupação e uma desconfiança constantes por causa da situação atual do Brasil e ainda aparece este embate, prejudicando a classe trabalhadora", disse o presidente da entidade, João Alves.

Volkswagen

A produção nas fábricas da Volkswagen deTaubaté, São Bernardo do Campo, em São Paulo, e São José dos Pinhais, no Paraná, também foi paralisada por causa da suspensão do fornecimento de componentes por parte da Keiper.

Nesta segunda-feira (16) a Justiça determinou à empresa que retomasse o serviço em até 24 horas. A decisão foi dada pelo juiz da 2ª Vara Cível de São Bernardo do Campo, Maurício Garcia. No pedido à Justiça, a Volkswagen argumentou que a falta de entregas dos bancos está gerando um grande transtorno nas fábricas da montadora, interrompendo a produção de mais de 1,2 mil veículos por dia em cada uma delas.

A montadora também ressaltou que não tem um fornecedor alternativo e que a falta de produção está gerando transtorno na rede de concessionárias, onde milhares de consumidores estariam aguardando a entrega destes veículos.

A Keiper informou que vai recorrer da decisão.
A Fiat informou que também estuda entrar na Justiça para que a produção seja retomada.

Fonte: G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário